O grupo Último Tipo lança este mês o CD infantil “O Treco da Pata Choca”, contemplado pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas). Serão diversos shows de lançamento, começando pelo dia 28 de março, sexta-feira, com duas sessões no Teatro Carlito Maia, no Bosque dos Jequitibás, às 9h30 e às 15h. No dia 29, sábado, a apresentação ocorre no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, às 16h. A entrada é franca para os dois dias.
O CD traz a trilha do espetáculo de mesmo nome, criado em 2009 também através do FICC. Desde então, já foram mais de 200 apresentações em projetos como “Reciclando a Cena” e “Teatro nas Escolas”, além do projeto de circulação através do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).
As letras falam sobre o ecossistema e a influência do homem sobre ele, na visão dos animais. Na história que o grupo conta, após uma explosão, Dona Pata perde seu ovo. Na busca por seu filho ainda na casca, ela encontra outros animais que vivem situações tão complicadas quanto a sua, mas mesmo assim ajudam-na na busca pelo ovo perdido.
As músicas são todas compostas pelo Último Tipo e trazem uma mistura de ritmos e estilos musicais, como jazz, samba, rock, reggae, guarânia, frevo, afoxé, e até um desafio ponteado por viola caipira. O CD também teve a participação dos músicos Marcel Rocha, Thibault Delor, Adriano Dias, Fabio Bergamini, Daniel Romaneto, Charbel Barroso, Anselmo Henrique, Magrão (Roberto Peres) e João Arruda.